sábado, 11 de abril de 2009

Prossigamos

Tive a ideia de criar este blog me baseando no blog de dois amigos, que admiro muito, pelas pessoas que são e pela sensibilidade que possuem para a compreensão e interpretação da realidade, da não-realidade, da sociedade, do universo social e antropológico da vida.
O título vem de um poema de Brecht, pois esperava que fosse algo repleto de sentidos. Achei um título forte, exemplificado pelas próprias palavras do autor: "Toda via prossigamos! Seja de que maneira for!". Isto reflete bem a minha visão da vida, esta que como a sociedade está em constante movimento; então para acompanhá-la, prossigamos; para aproveitá-la, prossigamos; para compreendê-la, prossigamos; para suportá-la, prossigamos; então prossigamos simplesmente.
Este blog foi criado para que eu possa expor meus sentimentos. meus desejos, meus anseios, minhas aflições, minhas insignificâncias. É uma maneira legal que encontrei para tal exposição, e uma forma de me sentir melhor, uma válvula de escape para que eu continue prosseguindo.
Esta postagem foi uma forma de explicar os motivos pelos quais quis escrever, uma forma de agradecer às pessoas que me deram esta ideia e um novo jeito de prosseguir.
Então obrigado, e "Prossigamos".

2 comentários:

  1. Realmente a escolha do título foi bastante interessante.
    Foi impossível não pensar, ao ler a palavra "prossigamos", na palavra "sigamos".
    Depois de uma busca rápida no dicionário fico com uma distinção que sustenta meu interesse pela sua escola.
    Diferentemente do seguir - que dá uma idéia de ir atrás de alguma coisa, perseguir e alcançar - o prosseguir sugere uma continuidade interessante.
    Como já foi dito: uma "continuidade" dinâmica. Ou seja, mais importante do que queremos alcançar é a maneira como a alcançamos. Ou seja, prosseguir: continuar o que foi principiado e da maneira como foi principiado.
    Sem perder de vista, se assim for, a sensibilidade, ou melhor: capacidade do ser humano de ser mais sensível.
    Podemos, todos, continuarmos tão sensíveis como éramos quando pusemos a cara no mundo.
    Valeu a homenagem.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Belo!

    Eu dou um valor enorme a emoções e frases curtas! Primeiro, porque não tenho esse dom. Segundo, quanto menor, menos claro fica, e é justamente aí que está a graça!

    Mundarél de significados, venha até nós!!!!

    Por isso, repito, belo!
    Além do sentido já destacado por nosso amigo Diego, vejo um outro aspecto: pró-sigamos! Sou pró, ou seja, a favor de seguir... por mais que os contras sejam maior que os "prós", mas invariavelmente, sou pró seguir! Se refletirmos, temos que prosseguir... o tempo não pará, já dizia Cazuza! Não foi um pensador muito profundo, mas teve a sensibilidade de destacar essa característica do tempo, da vida, da longa caminhada, na qual estamos a prosseguir e continuamos prosseguindo!

    Ótima escolha, e sou pró ao seu blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir